"A Câmara de Lisboa vai criar cinco novas bibliotecas municipais até 2008, entre as quais a Biblioteca Municipal de Campo de Ourique, a abrir em 2008, no antigo Cinema Europa, anunciou o vereador da Cultura, Amaral Lopes.
O edifício do Cinema está encerrado há vários anos, existindo um projecto para a construção no local de um prédio habitacional. Há mais de um ano o grupo de cidadãos SOS Cinema Europa iniciou um movimento pelo aproveitamento do edifício para fórum cultural multifuncional, incluindo uma biblioteca, um auditório para espectáculos e um espaço polivalente para colóquios e exposições.
«À partida, a ideia agrada-nos, visto que uma das propostas que fizemos passava pela criação no Cinema Europa de uma biblioteca multimédia, mas temos de ver o projecto para saber se está perto da ideia que propusemos», declarou José Luís Albuquerque, do movimento de cidadãos SOS Cinema Europa.
O vereador da Cultura anunciou também a instalação de uma biblioteca em Benfica, no edifício de um antigo quartel dos Bombeiros, bem como em Marvila, na zona da Quinta dos Alfinetes, num edifício que será igualmente adaptado ao efeito. O espaço terá o nome de Mário Cesariny, falecido a 26 de Novembro.
Na reunião do executivo municipal foi também aprovada uma proposta do vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, para que o próximo Plano Director Municipal (PDM) integre uma rede de bibliotecas na capital."
Fonte: Diário Digital -15-12-006
Etiquetas: Acontecimentos |